Sulfato de Cálcio Gesso Agrícola (GRANEL)
É um subproduto da produção de Ácido Fosfórico produzido pela Mosaic Cajati.
S = 14%
Ca = 17%
H2o = 15% a 30% (Produto In-natura / Exposto ao tempo)
PASSANTE NA PENEIRA ABNT Nº 050 0,30 mm………: 95%
Observação: A granulometria tem apenas finalidade orientativa.
USO DO GESSO NA AGRICULTURA
RESUMO DA PROPRIEDADE DO SULFATO DE CÁLCIO (GESSO)
Como corretivo de solos salinos e/ou sódicos
- Aumento da CTC (capacidade de troca de cátions – forma em que os nutrientes estão disponíveis às plantas) em profundidade;
- Enriquecimento em bases (aumenta a CTC, aumenta a capacidade de sustentação de bases no solo);
- Fonte de Ca e S para as plantas;
- Aumento da quantidade de raízes em profundidade;
- Aumento da absorção de água;
- Maior resistência à seca;
- Redução no teor de Al.
As vantagens da utilização do gesso estão totalmente atreladas à não presença de compactação no solo. Em condições de irrigação o gesso pode levar a um melhor aproveitamento da adubação, pela busca das raízes da planta dos nutrientes “lavados” para camadas mais profundas. - Aumenta a produtividade.
Atividade química e física do Gesso Agrícola no solo
O Sulfato de Cálcio(Gesso Agrícola) é fundamental para o sistema radicular, sendo um material solúvel que penetra no solo. Ele tem efeito mais direto no aumento de cálcio no solo, o que acarreta uma diminuição do alumínio, reduzindo o efeito tóxico do Al sobre as raízes das plantas. É comprovado que as raízes das plantas não se desenvolvem adequadamente em solos muito ácidos, com altos teores de alumínio ou baixa quantidade de cálcio. A solubilidade ocorre aos poucos, promovendo uma saturação progressiva no perfil do solo.
Foi demonstrado que o gesso, incorporado ao solo, é eficaz em reduzir o “índice de cones” de camadas duras após sua penetração.
Ação química do Gesso Agrícola no solo e sua atuação na vida microbiana
O Gesso, penetrando no solo, tem efeito marcante no aumento de teores de cálcio e redução dos teores de alumínio, promovendo maior aprofundamento das raízes pela redução de compactação do solo, caso contrário teríamos pouco aprofundamento de raízes e a planta deixaria de absorver água e nutrientes contidos no solo. A atuação do gesso, também, ativa a vida microbiana do solo e aumenta a resistência da plantas a pragas, doenças e períodos de estiagem.
Atuação do Gesso Agrícola em solos sódicos
Atualmente, o uso do gesso foi intensificado em solos sódicos como fonte de cálcio na solução para substituir o sódio no complexo de troca e permitir a lixiviação do sulfato de sódio na água de drenagem, resultando em maior floculação da argila e aumento da permeabilidade do solo. O sódio é um elemento que promove a dispersão do solo, com deterioração da estrutura, entupimento dos poros maiores e diminuição da condutividade hidráulica.
Exemplos de atuação gesso agrícola em diversas culturas agrícolas
Nas culturas perenes, tem-se observado aumento de produção para a manga, laranja, café e cana de açúcar, apresentando excelentes resultados com a aplicação do gesso agrícola.
A utilização do gesso em solos que apresentam limitações de natureza química para o desenvolvimento de raízes propicia um sistema radicular melhor distribuído no perfil do solo. A presença de cálcio nas soluções em contato com as raízes é essencial para a sobrevivência das plantas.
As figuras mostram uma distribuição relativa do sistema radicular do milho como exemplo: